USP Filarmônica retorna ao palco do Theatro Pedro II ao lado da Orquestra Jovem da Alma

    Concerto gratuito e aberto ao público acontece na próxima terça-feira, 26 de outubro, às 20h, no Theatro Pedro II

    A USP Filarmônica retoma sua série de concertos mensais em uma apresentação junto com a Orquestra Jovem da Academia Livre de Música e Artes (Alma), aberta e gratuita, no palco do Theatro Pedro II. (Foto: Divulgação)
    A USP Filarmônica retoma sua série de concertos mensais em uma apresentação junto com a Orquestra Jovem da Academia Livre de Música e Artes (Alma), aberta e gratuita, no palco do Theatro Pedro II. (Foto: Divulgação)

    A USP Filarmônica retoma sua série de concertos mensais em uma apresentação especial, aberta e gratuita, no palco do Theatro Pedro II, na próxima terça-feira (26), às 20h, junto com a Orquestra Jovem da Academia Livre de Música e Artes (Alma).

    A apresentação conta com obras de Bach, Glazunov, Bartók, Holst e Brouwer, e performance dos solistas Ramon Tavares Feitosa (violino), Gustavo Silveira Costa (violão) e Elizeu Moreira (violino), sob regência do maestro convidado Lucas Eduardo da Silva Galon.

    Este será o primeiro concerto aberto ao público desde o início das medidas sanitárias de isolamento social para conter a disseminação da Covid-19. Para a retomada, serão oferecidos 500 lugares, que estarão demarcados e distribuídos estrategicamente para cumprir os protocolos vigentes.

    “Para nós é uma alegria poder retomar as apresentações com público e receber o calor do aplauso. Passamos momentos difíceis nos últimos dezenove meses e devemos este retorno à política de vacinação, que avançou e vem salvando vidas. Esperamos poder contar com a colaboração de toda a sociedade para avançar ainda mais e trazer de volta a vida artística da região de Ribeirão Preto”, comenta Lucas Galon, maestro convidado e diretor artístico da Alma.

    Os ingressos serão distribuídos de forma gratuita no dia do concerto, a partir das 10h, na bilheteria do Theatro Pedro II, que fica na Rua Álvares Cabral, 370, no Centro de Ribeirão Preto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3977-8111.

    Programação

    Neste retorno, os músicos da USP Filarmônica e da Orquestra Jovem da Alma apresentam as obras Concerto para violino nº 1, de Johann Sebastian Bach, Tema e variações para orquestra de cordas, de Aleksandr Glazunov, Danças Folclóricas Romenas, de Béla Bartók, Suíte Brook Green, de Gustav Holst e Beatlerianas, de Leo Brouwer.
    “Concentramos o programa em três grandes “B”s: Bach – Bartók – Brouwer. Do grande mestre Bach, teremos seu consagrado concerto para violino e orquestra em lá menor, em que temos um contraponto com novas formas de expressão, onde o instrumento solista se contrapõe à orquestra. Em Bartók, temos uma peça simples, mas ao mesmo tempo singular, que reinventa o folclore romeno na atmosfera da música de concerto, sem que se perca a energia típica das danças populares. Já em Brouwer, temos um belíssimo concerto para violão e orquestra de cordas, com releitura das famosas canções dos Beatles”, conta Lucas.

    Concerto gratuito e aberto ao público acontece na terça-feira, 26 de outubro, às 20h, no Theatro Pedro II (Foto: José Matsumoto)
    Concerto gratuito e aberto ao público acontece na terça-feira, 26 de outubro, às 20h, no Theatro Pedro II (Foto: José Matsumoto)

    Convênio USP – Alma

    Com uma parceria que já dura seis anos, o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), por meio de suas atividades de extensão, encontrou na Alma um complemento para formação e aperfeiçoamento de alunos de música. Durante todo o período do convênio, liderado pelo professor Dr. Fernando Corvisier, foram realizados inúmeros concertos, óperas e festivais, com benefício a centenas de alunos de ambas as instituições, inclusive com ingresso de dezenas de alunos da Alma nos cursos de música da USP.

    Serviço