5 produções sobre epidemias pra você assistir enquanto estiver em quarentena

Em tempos de pandemia de coronavírus, selecionei alguns filmes e séries que estão disponíveis nos serviços de streaming pra você entender como as epidemias acontecem

No clássico Epidemia, Dustin Hoffman, Rene Russo e Morgan Freeman correm para salvar a vida na Terra de um vírus mortal (Foto: Reprodução)
No clássico Epidemia, Dustin Hoffman, Rene Russo e Morgan Freeman correm para salvar a vida na Terra de um vírus mortal (Foto: Reprodução)
PUBLICIDADE

O coronavírus chegou e não está pra brincadeira – no último dia 11, a OMS declarou pandemia, o que significa dizer que é uma doença que se espalhou pelo mundo inteiro. E, como a vida imita a arte, ou vice-versa, pandemias vivem acontecendo na ficção. Dá só uma olhada nessa seleção que eu fiz pra você de filmes e séries sobre epidemias.

PUBLICIDADE

Filmes

Epidemia (1995)

Talvez o filme mais clássico do gênero, Epidemia conta a história de como um vírus nasce e como ele se espalha rapidamente, matando muitas pessoas em pouco tempo. Nesse meio tempo, um time de especialistas – interpretados por grandes nomes do cinema – luta contra o tempo para conter o surto. Indispensável!

Flu (2013)

Como o cinema sul-coreano está em alta depois de ganhar o Oscar de Melhor Filme, nada melhor do que uma dica vinda de lá: Flu. Moradores de um subúrbio sul-coreano contraem uma doença respiratória, começam a morrer e a área é posta em quarentena. A sensação de déjà-vu não é à toa: é quase uma cópia fiel do que aconteceu quando o coronavírus surgiu.

Vírus (2013)

Se o serviço de streaming da sua preferência é o Amazon Prime Video, a dica é Vírus, um filme malaio, onde um vírus transmitido por animais está se espalhando rápido e causando morte e pânico entre a população. E o pior: eles não tem estrutura, não tem vacina e não tem tratamento contra a doença. Calcule o tamanho do problema.

Séries

The Rain (2018)

Entrando um pouco para o reino da fantasia, a série escandinava The Rain conta sobre uma chuva que espalha uma misteriosa doença que vitimou a maior parte da população e dois irmãos devem lutar para sobreviver, além de procurar possíveis sobreviventes.

Pandemia (2020)

Coincidência ou não, a escolha mais recente dessa lista é Pandemia, uma série documental que mostra o dia-a-dia dos médicos que estão na linha de frente da luta contra o vírus influenza, que está cada vez mais mutante e a importância de se prevenir a doença que pode se tornar uma ameaça mortal. Com o aparecimento do coronavírus, pode-se dizer que essa série já se tornou viral na internet.

É importante entender que, por mais que quatro das produções da lista sejam ficcionais, todas elas possuem lições de conscientização importantes para se tirar nesse momento sensível que o mundo está passando.

Em nosso portal também publicamos uma matéria completa que explica quais são os primeiros passos a se tomar se os sintomas do Covid-19 aparecerem. No mais, se cuidem e cuidem dos seus entes. O mundo não está parando à toa.