Palacete 1922 – Café & Restaurante

O Palacete 1922 é parada obrigatória para quem visita Ribeirão Preto. Um restaurante onde os sabores artesanais e locais se misturam com a história e cultura da cidade

Jorge Lobato: Cowboy steak angus grelhado, com musseline de mandioca, brócolis ramoso grelhado e paçoca salgada de carne seca (Foto: Divulgação)
Jorge Lobato: Cowboy steak angus grelhado, com musseline de mandioca, brócolis ramoso grelhado e paçoca salgada de carne seca (Foto: Divulgação)

Depois de anos de restauração, o antigo casarão de estilo neocolonial construído nos anos 20, deu lugar ao Palacete 1922. A casa foi adquirida pelos irmãos Hector e Ingrid Sominami Lopes no final de 2014. Em 2015, teve início o restauro completo do palacete. 

PUBLICIDADE

Quase tudo do antigo casarão Jorge Lobato foi mantido e restaurado. Somente os banheiros foram reformados e modificados e o prédio também ganhou um elevador para garantir a acessibilidade aos clientes com necessidades especiais.

A arquitetura do Palacete 1922 tem estilo neocolonial (Foto: Divulgação)
A arquitetura do Palacete 1922 tem estilo neocolonial (Foto: Divulgação)

A ambientação do local também foi preservada, inclusive os vitrais originais, paredes e todo assoalho de madeira. Com clima acolhedor, uma belíssima decoração e um cardápio baseado na gastronomia da época é possível ter a sensação de estar revivendo a “Belle Époque”, período histórico em que a rica cidade de Ribeirão Preto chegou a ser a maior exportadora de café no mundo.

A cozinha da casa é comandada pelo chef Danilo Sakamoto, que após passar por diversos restaurantes de São Paulo e Fernando de Noronha (PE), retornou à Ribeirão para assumir a cozinha do Palacete 1922. Com referência na gastronomia das décadas de 20, 30 e 40, o chef fez uma releitura de todos os pratos para o nosso paladar atual. Todos eles utilizam em suas receitas somente ingredientes naturais fornecidos por produtores da região e de fabricação artesanal.

A ambientação do local também foi preservada, inclusive os vitrais, paredes e todo assoalho de madeira. (Foto: Divulgação)
A ambientação do local também foi preservada, inclusive os vitrais, paredes e todo assoalho de madeira. (Foto: Divulgação)

Os nomes dos pratos homenageiam a história da cidade, como o Diederichsen que é preparado com filé de peixe grelhado, com purê de abóbora e cenoura assadas, molho de peixe defumado e chips de banana. O molho é feito à base de Katsuobushi, que são flocos de peixe seco e defumado, muito usado na culinária japonesa. A salada Paulista é servida com um mix de folhas com vinagrete de mel e mostarda. Neste vinagrete, é usado mel produzido em Ribeirão Preto e molho de mostarda feito na casa.

Outra opção é o Jorge Lobato, um cowboy steak de angus grelhado, com musseline de mandioca, brócolis ramoso grelhado e paçoca salgada de carne seca. Para quem prefere massa a opção é o Terra Rossa, preparado com fettuccine fresco e molho de tomate feitos na casa, pesto de manjericão e castanha de baru. O Franz Schimidt é servido com um corte de paleta suína braseada, com repolho grelhado, chutney de abacaxi, batatas assadas e molho de mostarda.

Como alternativa, existe o Caiapós, prato vegano feito com bolinhos de feijão andu, recheados de vatapá de milho e enrolados em folhas de taioba, com redução de leite de coco e shoyu. De sobremesa experimente As Margaridas de Mário que é uma torta cremosa de chocolate com gelato fior di latte, creme de café e crumble de chocolate. Esta é uma receita de Lora Brody, que fica entre um bolo e uma torta cremosa de chocolate.

Na visita ao Palacete 1922, não deixe passar na loja e levar para sua casa os produtos locais como as compotas de mamão, de abóbora, de laranja kinkan ou a deliciosa geleia de pimenta.

Palacete 1922 – Café & Restaurante

  • Desde: 2019
  • Especialidades: Pratos regionais preparados com ingredientes regionais e artesanais
  • Horário de funcionamento: Almoço de terça a sexta, das 11h30 às 14h30. Sábado e domingo, das 11h30 às 15h. Jantar de quinta a sábado, das 19h30 às 23h30.
  • Endereço: Rua Álvares Cabral, 716 – Centro – 14010-080 – Ribeirão Preto, SP
  • Telefone: (16) 3632-9079
  • WhatsApp: (16) 99609-2020
  • Site: palacete1922.com.br
  • Instagram: instagram.com/palacete1922
  • Facebook: facebook.com/palacete1922

(*) Informações fornecidas pelo estabelecimento. Os horários podem variar em função de feriados, férias ou recesso. Recomendamos ligar antes para verificar a disponibilidade. Os valores referem-se ao custo médio de uma refeição individual que inclui: couvert, prato principal, sobremesa, água mineral e taxa de serviço.

Localização


VER MAPA AMPLIADO NO GOOGLE MAPS